Reading time: 8 minutes

Como Conduzir um Barco

WRITTEN
31 Oct 2023 • Gregor Kuplenik

Você quer saber como conduzir um barco? Se sim, então este artigo é adequado para você. Continue lendo com atenção até o final.

Se você nunca esteve ao volante de um barco antes, o trabalho em mãos pode parecer intimidante ou, paradoxalmente e potencialmente perigoso, o oposto exato.

Muitas pessoas que são novas na navegação se enquadram em uma dessas duas categorias: algumas estão ansiosas e inseguras sobre como começar, enquanto outras estão cheias de confiança em suas habilidades.

Mesmo que existam diferenças significativas, é útil pensar em operar seu barco como sendo análogo a operar um veículo motorizado. Ambos exigem que se preste atenção aos detalhes, se tenha prudência, paciência e se demonstre habilidade.

Uma vez que você tenha uma compreensão sólida dos princípios básicos, não há justificativa para se sentir intimidado ou duvidar de suas habilidades. E o oposto também é verdadeiro: nunca deve ser levado de ânimo leve ou feito de maneira imprudente.

No entanto, existe uma lógica por trás da existência de programas de educação náutica e da proliferação de regulamentos que regem o comportamento na água. Quando as pessoas são descuidadas, elas colocam a si mesmas e a outras em perigo, assim como fariam ao dirigir um automóvel.

Qual é a Maneira Correta de Conduzir um Barco?

Este artigo se concentrará principalmente em barcos que possuem um compartimento de motor separado, apesar de haver uma grande variedade de estilos de barcos disponíveis.

Além disso, isso implica que o motor, bem como partes dos controles do barco e muitos outros componentes, estão completamente escondidos da vista em um compartimento abaixo do convés ou na popa da embarcação.

Além disso, pode haver algumas pequenas diferenças de um tipo de barco a motor para outro, apesar de o manejo do barco ser praticamente o mesmo, independentemente de ser um barco com motor de centro ou motor de popa.

Antes de efetivamente partir, você vai querer garantir que tanto você quanto seu barco tenham tudo o que você pode precisar para sua viagem, passando pela sua lista de verificação antes da partida.

Isso reduzirá a probabilidade de esquecer algo importante que você possa precisar durante sua jornada.

Guia Passo a Passo

Aqui estão alguns passos comuns. Vamos dar uma olhada.

  1. Preparativos para a Partida:

    Você precisa se certificar de que o compartimento do motor do seu barco não possui acúmulo de fumaça antes de ligar o motor do seu barco.

    Além disso, é altamente recomendável que você siga sua Lista de Verificação Pré-Partida neste ponto. Certifique-se de que todo o seu equipamento e passageiros estejam prontos para partir e que todas as cordas que estavam segurando o barco tenham sido removidas.

  2. Ligar o Motor:

    Simplesmente colocar a chave na ignição e girá-la ligará o motor. Prenda o cordão ao passador do seu colete salva-vidas se o seu barco tiver um mecanismo de "desligamento" ou de segurança do motor.

    Isso garante que o motor se desligará automaticamente no caso de você deixar o leme.

  3. Ativar a Marcha à Ré ou a Frente:

    Quando você sentir o veículo engatar a marcha, dê um leve impulso no sentido à frente (ou puxe-o no sentido da ré) no manete do acelerador.

    Além disso, você pode escolher o curso que o barco seguirá virando o volante e, em seguida, pode aumentar o acelerador para obter a velocidade desejada.

  4. Finalizar o Barco:

    Colocar o barco na atitude de funcionamento ideal para obter o desempenho máximo requer o ajuste do barco.

    Além disso, aprenda como seu barco reage quando você varia o ângulo de propulsão ou como você usa as abas de ajuste. Lembre-se de que mudanças na distribuição de peso podem afetar o ajuste.

Coisas a Considerar Enquanto Navega na Água

Após retirar o barco da doca, leve-o para fora do porto. Mantenha um caminho limpo à frente e dos lados ao sair suavemente com o acelerador mínimo.

Uma vez na água aberta, coloque o barco no plano e prepare-se para partir. A velocidade do barco aumenta quando o acelerador está meio aberto e, à medida que a velocidade aumenta, a proa se inclina para cima.

Além disso, para estabilizar o barco no plano, abaixe suavemente o ajuste e o acelerador até o máximo. É assim que faço, embora você possa diminuir o acelerador após atingir sua velocidade confortável.

Após encontrar a velocidade ideal do barco, execute várias manobras básicas para ver como ele reage a viradas em diferentes velocidades. Comece com manobras simples em vez de movimentos bruscos.

Você pode entender melhor como seu barco reage em diferentes velocidades. Nunca faça uma curva acentuada em alta velocidade. Em vez disso, diminua a velocidade para um limite seguro, geralmente 20 a 25% da velocidade máxima, antes de virar.

Siga todas as regulamentações nacionais e locais de navegação. Em mares movimentados ou áreas de alto tráfego, vá com calma junto aos outros. Certifique-se de que nada está obstruindo a virada do seu barco.

Ao navegar em águas rasas, evite a velocidade máxima ou um ajuste muito alto. Por segurança, mantenha-se a 30 metros da costa. Por fim, relaxe, mas mantenha-se vigilante.

Dirigindo Motores de Centro vs. Motores de Popa

Já afirmamos que este artigo se concentrará em barcos com motores de centro, comumente conhecidos como barcos com compartimento de motor, em oposição aos motores de popa.

Além disso, os motores de popa geralmente estão localizados na popa da embarcação, onde são facilmente visíveis. Embora tenhamos focado em motores de centro, as informações oferecidas aqui são facilmente aplicáveis aos motores de popa, com apenas algumas pequenas alterações.

Além disso, a maior parte da operação será a mesma; no entanto, você não precisará se preocupar em ligar o exaustor para ventilar o compartimento do motor, pois ele já está ventilado para o ambiente.

Isso ocorre porque o compartimento do motor já está ventilado para o exterior. Alguns motores de popa não possuem volante, pois a direção é realizada com um leme em vez de um volante.

Alguém deve segurar o leme enquanto gira fisicamente o motor e controla o acelerador para navegar esses barcos.

Como Conduzir um Barco em Ondas?

Depois de aprender os princípios básicos de condução de barco e passar algumas horas no lago, você provavelmente encontrará algum tipo de onda.

As ondas de outros barcos são o tipo mais comum que você pode encontrar. São as ondas criadas por um barco navegando na água e podem ser bastante perigosas se não forem manejadas corretamente. As ondas também são comuns quando os ventos aumentam a velocidade.

No entanto, a abordagem mais segura para conduzir um barco em ondas é ir com calma, ajustar o ângulo e tentar enfrentar as ondas perpendicularmente ao longo do eixo do seu barco. Diminuir a velocidade garante que você mantenha o controle da embarcação.

Você pode evitar que o barco seja inundado abaixando o ângulo. Permitindo que a proa "corte" as ondas, você reduz a possibilidade de uma onda virar o barco e fazê-lo capotar.

Perguntas Frequentes

  1. Como usar um motor de centro em um barco?

    Ao usar um motor de centro, é especialmente importante ventilar o compartimento do motor antes de ligar o motor, em seguida, iniciar o motor, ajustar o ângulo e navegar.

  2. Como operar um motor de popa em um barco?

    Barcos com motores de popa são geralmente fáceis de usar. Basta iniciar o motor, ajustá-lo e navegar com segurança.

  3. Como manobrar um barco com dois motores?

    Barcos com dois motores são frequentemente considerados mais manobráveis do que os barcos com um único motor, pois a capacidade de direção de cada motor pode ser controlada independentemente.

  4. Qual é a maneira correta de operar uma lancha?

    Operar uma lancha requer prestar atenção ao acelerador, bem como ao ajuste e à virada. As velocidades das lanchas podem ser perigosas ao fazer curvas.

  5. Como conduzir um barco com segurança?

    A melhor maneira de conduzir um barco com segurança é conhecer todas as regulamentações e procedimentos aplicáveis da Guarda Costeira dos EUA e fazer um curso de segurança online.

Conclusão:

Aprender a conduzir um barco requer muito esforço e perseverança. Cada modelo de barco é único, e alguns deles têm características distintas que exigem cuidados adicionais.

Lembre-se de que cada barco é único, e leva um pouco de prática para se tornar proficiente na operação de qualquer tipo de barco. Você rapidamente se tornará hábil na arte da navegação se for dedicado e se esforçar o suficiente.

Depois disso, você poderá participar de uma ampla variedade de experiências emocionantes na água.

Share